Untitled Document Untitled Document
Doutorado em Educação

LINHAS DE PESQUISA

1.   Linhas de investigação– “Educação e aprendizagem”

 

Áreas Temáticas

§  Epistemologia da Educação

§  Comunicação e linguagem

§  Currículo e avaliação

§  Didática, inovação  educativa  e o  uso das TIC e das TAC

 

Descrições das áreas temáticas

 

§ Epistemologia da Educação: O Estudo da Epistemologia da Educação como disciplina ontológica dos processos e as relações existentes no processo educativo emerge como um campo de investigação necessário para o questionamento dos paradigmas e sua permanente atualização. Esta linha de investigação  se abre como uma possibilidade  certa de aprofundar os questionamentos, buscando enriquecer os paradigmas educativos associados a  realidade

 

§  Currículo e Avaliação:  a problemática da  avaliação como processo ou como um fim em si mesmo tem provocado durante décadas amplos questionamentos e seus modelos de aplicação, pelo estudo e a revisão permanente sobre as transformações em, são uma necessidade permanente da área educativa, abrindo um campo de investigação e indagação em permanente desenvolvimento.

 

§  Comunicação e  Linguagem:A linguagem , como forma de comunicação  humana, associado a códigos e sistema de símbolos, apresenta uma avaliação associada a paradigmas em permanente atualização. O estudo sobre a linguagem, seu uso, potencialidades e  contextos, é um aspecto essencial dentro do entorno educativo, cultural e social, abrindo um amplo  campo investigativo aonde a Faculdade de Humanidades da Universidade SEK tem desenvolvido um  trabalho relevante a nível nacional, enriquecendo a literatura da disciplina.

 

§  Didática, inovação educativa  e o  uso das TIC e das TAC: A  presente linha de investigação surge como consequência da relativamente recente inclusão das tecnologias para a aprendizagem e o  conhecimento (TAC) a educação  formal. Nesse sentido existe o interesse de empreender estudos que investiguem o vínculo que possa existir entre todo o potencial que oferecem as TAC y suas aplicações e o uso nos processos de ensino-aprendizagem  por parte dos docentes, investigadores e estudantes universitários.  

 

2.     Línha de Investigação “Gestão Institucional”

 

Áreas Temáticas

§  Políticas Educativas

§  Gestão e liderança Educativas

§  Aprendizagem  Organizacional

§  Convivência Escolar

Descrição das áreas temáticas

 

§  Políticas Educativas: O estudo das Políticas Educativas e sua  problemática no fazer pedagógico, assim como no desenvolvimento institucional e no  âmbito do desenvolvimento educativo, cultural e econômico, a escala local e global,a presentam inúmeras  arestas  e podem abordadas pela investigação doutoral, para realizar desde este autêntica investigação a um aporte  significativo das práxis do sistema educacional e suas  amplas conexões com outras esferas da realidade.

 

§  Gestão e Líder Educativo: os modelos de Gestão para os processos de melhoria, assim como os estudos das boas práticas associadas aos modelos de liderança educativos tanto no  âmbito administrativo, pedagógico e financeiro outorgam  um amplo margem de ação para a realização de investigações que constituam um aporte e uma projeção sobre as práxis educativas e seus aspectos estruturais. Indagar a experiência, questionar de forma metodológica, elaborar novos  conhecimentos ligados a esta problemática aparece como uma necessidade fundamental do sistema educativo e de cada parte que a compõe.

 

§  Aprendizagem  Organizacional: É  aquela área do conhecimento que realiza estudos com respeito  as organizações e as pessoas que nela trabalham. A  aprendizagem organizacional, é em sumo para o desenvolvimento  organizacional, o que requer  estudos do comportamento da organização  na  área individual, grupal e organizacional. E  uma ferramenta básica para a gestão do conhecimento e para aquelas organizações abertas a  aprendizagem  ou organizações inteligentes.

 

§  Convivência Escolar: Esta se encontra definida na Lei n°20.536  sobre violência escolar como: “a coexistência pacífica dos membros da comunidade educativa, que supõe uma inter-relação positiva entre elas e  permite o adequado cumprimento dos objetivos educativos em um clima que propicia o desenvolvimento  integral dos estudantes”.

 

A partir disso, surge a necessidade de estudar temas vinculados como o bullying, a violência entre pares, a violência assimétrica, o abuso sexual, o alcoolismo, problemáticas de gênero, entre outros."

 

 


Untitled Document
Untitled Document
Notícias
Novo convênio com Aprendizagem & Cia, clínica multidisciplinar de reabilitação e desenvolvimento de Belo Horizonte.

 

Localizada em Belo Horizonte-MG, Aprendizagem & Cia a missão de contribuir, integralmente, para a prevenção...

Carolina Bori. O Portal reúne informações para orientar e coordenar o processo de revalidação/reconhecimento de diplomas estrangeiros.

O portal homenageia Carolina Martuscelli Bori, a primeira mulher a presidir a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), tanto ...

Visões Educacionais participa do evento ''Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense''.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) realiza a 6ª edição da Jornada Inovação ...

Com enorme contribuição educacional em diferentes partes do mundo, a Universidade SEK comemora 125 anos.

A Instituição Internacional SEK é conhecida pela sua qualidade e exemplo acadêmica em educação e form...

MAIS NOTÍCIAS


Untitled Document
Galerias
Módulos intensivos e presenciais de julho de 2017.

Alguns momentos do nosso encontro de julho de 2017. Os encontros acontecem a cada seis meses, em janeiro e julho com duração de 15 di...

Visões Educacionais na Universidade SEK, Chile
Confira algumas fotos das turmas de Mestrado e Douturado em educação na Universidade SEK de Santiago do Chile....
Alunos de Mestrado e Doutorado em Educação

Alunos do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, na Universidade SEK  em Santiago do Chile.

...
Alunos de Visões Educacionais em Santiago do Chile

Alunos da Visões Educacionais compartilhando momentos de descontração em Santiago do Chile

...
Visões Educacionais representa comunidade acadêmica

Visões Educacionais representando a comunidade acadêmica em diversos forum pelo país

...
Untitled Document
Depoimentos
Daniel Marangon Duffles Teixeira - Belo Horizonte/MG

Com carreira acadêmica consolidada no Brasil, tinha o desejo de fazer o doutorado fora do país. Minha ideia era a acumular exper...

Telma Ellen Drumond Ferreira - João Monlevade/MG

Desde que terminei meu mestrado em Cuba, em fevereiro de 2010, queria iniciar o Doutorado. Na página da UFMG, vi a propaganda do Doutorado e...

Agda Canedos - Goiânia/GO

 Sempre tive vontade de fazer um doutorado internacional. Porem, não imaginava que seria no Chile.&nb...

Silvia Montagner - Santa Maria/RS

No ano de 2015 tive a oportunidade de experienciar um novo desafio, uma qualificação em outro País. Toda minha formaç&a...

Edwar S. Santana - Cabo Frio/RJ

Depois de buscar por doutorados no Brasil e perceber a pouca oferta e a grande dificuldade de ingresso pensei em desistir, mas aí conheci a ...

Júlio Cesar Nitsch - Curitiba/PR

Quando resolvi fazer meu doutorado no Chile não sabia que iria gostar tanto desse país tão pr&oac...

Untitled Document
Raquel Magalhaes Vilas Boas
Diretora do Instituto Internacional Visões Educacionais Qualidade sem fornteiras
raquelmagalhaesv@gmail.com
47 99953-7118




 

 





2013 / 2021 - Visual Virtual